20 de outubro de 2012


Saúde
  TMG COMPANY | ACT ENTERTAINMENT - 2012

É sábado, dia de congresso de jovens, onde terão vários flashes pra todo lado. Você acorda feliz, se olha no espelho e... Susto! Uma grande espinha vermelha na sua bochecha acaba com toda a alegria do fim de semana.

Se isso aconteceu com você, considere-se uma pessoa de sorte. A acne acomete de 70 a 80% dos adolescentes, e espinhas isoladas são apenas o primeiro grau de uma doença de pele que pode até causar febre e dores musculares.

De acordo com Mônica Azulay, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a maneira como a acne se manifesta varia de adolescente para adolescente. “Em alguns as lesões são mínimas e quase imperceptíveis. Em outros, a doença se apresenta com inúmeras lesões, de formas variadas, algumas das quais irão evoluir para cicatrizes”, relata a especialista.

O que causa

O surgimento da acne está diretamente relacionado à produção de hormônios sexuais, e por isso ela começa a dar o ar da graça na adolescência. “A produção dos hormônios sexuais estimula a glândula sebácea a se hipertrofiar, ocasionando o aumento da produção de sebo, caracterizando a oleosidade típica da pele do adolescente”, explica Mônica. De acordo com a especialista, quem tem predisposição genética sofre um estreitamento e obstrução do folículo pilossebáceo, e isso, unido à oleosidade, ocasiona os cravos.

No caso das espinhas, há um agravante: além da hipertrofia da glândula sebácea e da obstrução dos folículos, ocorre a proliferação da bactéria P. acnes, que causa inflamação. E o resultado dela você pode ver no espelho.

Como não agravar o problema

Sabendo disso, você pode ficar aí culpando a sua mãe por ter passado adiante o gene da obstrução dos folículos, ou pode tomar providências para que a acne não se agrave. “Trabalhos recentes demonstram que determinados alimentos que possuem elevado índice glicêmico pioram os quadros de acne”, afirma Mônica, referindo-se aos pães, doces, biscoitos, bolos, milho e algumas frutas como uva passa, ameixa seca e banana. “Por outro lado, dietas ricas em vitamina A e zinco são aliados interessantes na melhora dos casos”, explica a dermatologista. Sendo assim, vale investir em mamão, fígado, brócolis, lentilha e soja.

Além disso, pegar sol entre 12 e 15h e espremer as espinhas pode piorar o problema. Portanto, cuidado com a exposição da pele, use um filtro solar adequado e mantenha as mãozinhas bem distantes das inflamações.
Para casos graves de acne é recomendado que procure um médico dermatologista para detectar qual dos quatro tipos de acne você apresenta e começar um tratamento médico.

Nathalia Ilovatte - IG São Paulo The Most Gospel Company  - 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Se Jesus voltasse hoje você estaria com Ele na glória?